sábado, 16 de março de 2019

Tetuga kitxi d'iê


Na língua da terra, "Tetuga" significa tartaruga; "d'Iê" quer dizer da ilha; "kitxi" é pequeno ou, melhor dizendo, torna tudo pequeno quando acrescentado a um substantivo. Neste caso, tartaruga bebé. A equipa do Protetuga organizou um campeonato de futebol interescolas pela conservação das tartarugas marinhas.
Nove comunidades, onze escolas, treze equipas, três escalões, cerca de duzentas crianças, mais de vinte voluntários, encontram-se este sábado para um encontro desportivo dos 6 aos 18 anos. 
As carrinhas do Governo e as pickups da Fundação saem cedo para ir buscar as comunidades distantes: Aeroporto, Ponta do Sol, Abade, Nova Estrela, Sundy, Montalegre e São Joaquim. Santo António e Porto Real juntaram-se a pé. À medida que vão chegando os participantes, conferem-se as inscrições e distribuem-se as t-shirts - cada equipa com a sua cor -, "mata-bicho" - duas sandes de fiambre e sumo - e as senhas para o almoço. Prepara-se o campo, dividindo-o em dois campos mais pequenos, que receberão jogos em paralelo; chegam os convidados oficiais e abrem-se finalmente as hostilidades, com uma hora de atraso face ao programa previsto. Eu assumi a responsabilidade de fotógrafa oficial. Garanto, com o apoio da equipa de voluntários, que capto cada uma das equipas escolares e passo o dia numa correria entre os jogos, que afinal se distribuem entres os dois campos improvisados no estádio e o polidesportivo, mesmo ao lado. 
Um excelente dia de envolvimento comunitário, com sol e chuva, onde não poderia faltar o pintado da terra e peixe frito para o almoço. Exaustivo, mas gratificante, apesar da, sempre injusta, decisão final em grandes penalidades. Sempre com alegria, no desporto e pela conservação!



Sem comentários:

Enviar um comentário