sábado, 23 de março de 2019

Proteção das Tartatugas Marinhas

Já vos apresentei a Fundação Príncipe, ONG local dedicada à conservação da biodiversidade da ilha do Príncipe. De entre os seus vários projectos para protecção da fauna e flora aqui existentes, trabalho mais estreitamente com o Protetuga, de conservação das tartarugas marinhas. Os aparelhos GPS utilizados na monitorização das mesmas pertencem à Arribada, constituindo uma das várias tecnologias em desenvolvimento para a conservação ambiental.
Em São Tomé e Príncipe existem três espécies de tartarugas marinhas: Sada, Mão Branca (tartaruga verde) e Ambulância (tartaruga de couro). Todas ameaçadas, em menor ou maior risco de extinção. Quem o diz é a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), que cataloga as espécies de animais e plantas consoante a sua existência na natureza. Mundialmente conhecida como a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, permite sensibilizar a população para a vivência em harmonia com o meio ambiente, orientando boas práticas para a sua sustentabilidade. 
São várias as ameaças conhecidas para uma espécie, que podemos resumir em três principais dimensões: caça ilegal, poluição e extinção do habitat. Nos nossos projectos, centramo-nos naturalmente nas ameaças resultantes da acção humana e que, de uma forma ou de outra, podem contribuir para qualqier uma destas dimensões.
De "não preocupante" a "extinto" são sete os estatutos definidos, rapidamente compreendidos pelo semáforo de cores que os codificam. Por sua vez, o estudo de conservação de uma espécie pode ser relativo, se se referir à sua existência numa determinada zona ou país, ou absoluto, se se referir à sua existência no mundo inteiro, como acontece com espécies endémica de uma região.
Para melhor explicar o conceito de vulnerabilidade, pintamos os diferentes Estatutos de Conservação na parede da sala. No último grau, encontramos o Dôdô e o tigre da Tasmânia, duas espécies já extintas, pintadas sobre a parede. Dessa forma, as crianças compreendem melhor o impacto do nosso comportamento e a influência positiva ou negativa que podemos ter para reverter a situação.
No final, reconhecem algumas das espécies ameaçadas na sua ilha, como sejam o Búzio do Obô, o Papagaio Cinzento ou as tartarugas marinhas: Ambulância (ameaçada), Mão Branca (em perigo) e Sada (em perigo crítico). As crianças são os principais influenciadores e agentes de mudança e, por isso, esperamos contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e uma ilha mais sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário